Sociologia
13/04/2007
Aula Inaugural de Sociologia No Colégio Estadual do Paraná
Cerca de mil alunos do ensino médio do Colégio Estadual do Paraná (CEP) assistiram, nesta quarta-feira (11/abril/2007), à aula inaugural de Sociologia, ministrada pelo professor da Universidade Federal do Paraná, Márcio de Oliveira, e pela coordenadora daquela disciplina no colégio, professora Silmara Quintino.O Paraná é o estado pioneiro no ensino de Sociologia e Filosofia nos colégios da rede pública estadual. Essas disciplinas eram matérias curriculares até o período do regime militar, quando foram excluídas do ensino médio. Já em 1998, um projeto que previa o retorno das disciplinas foi vetado pelo Governo Federal.
Hoje, a realidade é diferente. No ano passado, o Ministério da Educação aprovou o retorno das duas disciplinas como matérias obrigatórias no ensino médio, a partir de 2007. Antecipando-se à decisão do MEC, a Secretaria de Estado da Educação realizou, já em 2004, concurso público para a contratação de professores das duas disciplinas e, desde então, elas eram disciplinas opcionais. Em 2006, pouco mais de 800 colégios estaduais já ofertavam Sociologia e Filosofia a seus alunos. Agora, todos os 1.240 estabelecimentos estaduais de ensino médio ofertam as disciplinas em suas grades normais.
O retorno da Sociologia e Filosofia tem causado grande impacto nos alunos da rede estadual de ensino. “O estudo da Sociologia tem deixado todo mundo feliz, é uma opinião quase que unânime, pois estamos podendo focar nossos objetivos, nossa realidade em sala de aula. É gratificante podermos debater os problemas da nossa sociedade com colegas”, afirma Diego Maciel, aluno do terceiro ano do ensino médio.
Para a coordenadora do curso de Sociologia do Colégio Estadual do Paraná, a disciplina faz com que o jovem se sinta parte da sociedade. “Quando se remete à juventude logo pensamos que há interesse em nada, o que é um equívoco. Os jovens gostam, sim, de participar, eles gostam de debater, de estar inteirados com o mundo em que vivem”, diz a professora. Ela afirma ainda que assuntos como racismo, violência e discriminação são abordados diariamente.
O ensino da Sociologia tem como principal objetivo fazer com que se promova o conhecimento de sociedade. “As pessoas têm dificuldade para se localizar dentro da sociedade, há um sentimento generalizado nos jovens de que, sós, pouco podem fazer, não sabem a quem e como recorrer. A Sociologia tem a enorme importância de situar o jovem na sociedade”, acrescenta o professor Márcio de Oliveira, que é Doutor em Sociologia pela Universidade de Paris.
Fonte: Agência Estado