Disciplina - Sociologia

Inteligência Artificial - Tecnologia

David, um menino-robô, foi programado para amar incondicionalmente sua proprietária, Mônica, uma mãe cujo filho é mantido em estado de criogenia, esperando que a Medicina encontre a cura para sua doença. Quando se descobre a cura e Martín volta para casa, estabelece-se entre as duas crianças uma relação de competição pelo amor da mãe. Após alguns incidentes, Mônica, em vez de devolver o robô para o fabricante para ser destruído, opta por abandoná-lo na floresta com o urso de pelúcia Teddy.

A partir daí, David inicia uma longa jornada em busca da Fada Azul - pois escutou a "mãe" contar ao "irmão" o conto de fadas Pinóquio - convicto de que será aceito de volta e amado pela "mãe" caso se transforme em um menino de verdade.

No trecho, cientistas discutem a produção de um novo tipo de Meca (robôs mecânicos), que terão a possibilidade de amar, de forma não-física, mas com o mesmo sentimento que os seres humanos possuem. O homem ainda não entende a si mesmo, não consegue explicar certas reações e traços do comportamento, não consegue dizer o que move seus desejos e ambições, nem explicar o porquê de cada personalidade. Então, como criar um ser à sua semelhança? Qual a verdadeira razão para tudo isso? O trecho aponta para a urgência de uma ética capaz de rediscutir a relação ciência x mercado na sociedade contemporânea, tendo em vista as novas formas de subjetividade produzidas, que implicam em uma determinada relação do sujeito com o outro, seja ele robô, clone ou apenas "semelhante".

Produção: Inteligência Artificial. Ficção científica, EUA, 2001, 146min.; colorido. Direção: Steven Spielberg.

Idioma/Legendas: Inglês/Português

Palavras-chave: Ciência. Ética. Homem. Robô. Sujeito.

Duração: 5min58s

* Todas as informações contidas nesse vídeo referem-se ao período de sua edição.

  • 7921
  • 42
Fechar

Campos com (*) são obrigatórios.

fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações