O Pianista - Antissetimismo
O pianista polonês Wladyslaw Szpilman (Adrien Brody) interpretava peças clássicas em uma rádio de Varsóvia quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, em 1939. Com a invasão alemã e o início da 2ª Guerra Mundial, começaram também restrições aos judeus poloneses pelos nazistas. Inspirado nas memórias do pianista, o filme mostra o surgimento do Gueto de Varsóvia, quando os alemães construíram muros para encerrar os judeus em algumas áreas, e acompanha a perseguição que levou à captura e envio da família de Szpilman para os campos de concentração. Wladyslaw é o único que consegue fugir e é obrigado a se refugiar em prédios abandonados espalhados pela cidade, até que o pesadelo da guerra acabe.
Nesse fragmento, Wladyslaw Szpilman e sua família passam a viver com o antissemitismo (preconceito ou hostilidade contra judeus baseado em ódio contra seu histórico étnico, cultural ou religioso) em seu cotidiano.
O filme também mostra o momento em que os judeus da Polônia passam a ser obrigados a usar uma faixa no braço com a estrela de Davi.
Produção: Le Pianiste, Drama, França, 2002, 148 min. COR. Direção: Roman Polanski
Idioma: Português
Palavras-chave: Antissemitismo. Nazismo. Polônia. Preconceito.
Duração: 4min41s
* Todas as informações contidas nesse vídeo referem-se ao período de sua edição.
- 15985
- 1487